Em março de 2020, a vida como conhecíamos foi interrompida e um conjunto de saberes e fazeres cotidianos foram bruscamente alterados. A obra Ensino remoto: emergências da escola e da formação de professores reúne um conjunto de pesquisadoras que se dedicou a registrar “no calor do momento” as estratégias pedagógicas, as alternativas e os caminhos experimentados, os sentimentos e as impressões dos diversos sujeitos que vivenciaram as demandas da pandemia (alunos, gestores, familiares e professores de educação básica e dos cursos de licenciatura de universidades públicas) a partir de seus papéis sociais e profissionais.
O título da obra remete-nos tanto à emergência das aulas remotas como às estratégias para a reorganização escolar decorrente das demandas sanitárias de isolamento causado pelo vírus Sars-Cov-2, além de todas as questões sociais e pedagógicas que estavam adormecidas ou pareciam superadas e emergiram a partir dessa reconfiguração dos processos pedagógicos. Os capítulos trazem discussões, à luz de teorias e pesquisas educacionais, sobre o quanto essas situações seriam disruptivas ou apenas a exacerbação de antigos e conhecidos problemas educacionais.
Como a Prof.ª Dr.ª Ângela Portelinha destaca no prefácio, «mesmo com a intensificação e a precarização do trabalho dos profissionais da educação, acentuadas pela emergência em instituir o ensino remoto, os compromissos social e político de ensinar e pesquisar não estiveram ausentes, pois foi na adversidade da realidade que foram desenvolvidas alternativas de enfrentamento para minimizar o retrocesso na qualidade da educação. As escolas e a universidades demonstraram, mesmo com dificuldades financeiras em meio a tentativas de desqualificar todo o pensamento teórico e crítico, os valores cultural e social do processo formativo-educativo para instituir um projeto civilizatório mais humano, científico, democrático e com justiça social».
Este é um livro importante para pesquisadores que estudam as múltiplas dimensões da escola e da formação de professores, para aqueles que orientam e acompanham turmas de estágio supervisionado e residência pedagógica nos cursos de licenciatura e para os professores da educação básica que se interessam em compreender aspectos variados das aulas remotas na organização escolar e nas práticas pedagógicas.
Desejamos que esta obra suscite boas discussões entre os leitores!