O planejamento e a execução da estratégia são algumas das tarefas mais difíceis dos executivos e têm tomado a agenda de profissionais e pesquisadores que se dedicam ao tema. Algumas estruturas, plataformas e ferramentas foram desenvolvidas, possibilitando o surgimento do planejamento estratégico, da administração por objetivos e de diversos modelos aplicados à gestão até chegar ao momento do pleno desenvolvimento de um novo modelo, totalmente integrado e que abrange o universo da organização.
Por volta de 1992 surge a ferramenta de gestão BSC (balanced scorecard), de autoria de Kaplan e Norton, que evolui rapidamente e alcança o status de modelo de gestão. Ela traz o novo conceito de planejamento e de execução estratégica, organizada a partir da visão de negócios da empresa e estruturada em perspectivas, com o objetivo claro de equilibrar e alinhar as ações pelas perspectivas.
A cada dia, não apenas o conceito, mas toda a estrutura do método e do modelo de gestão pelo BSC, tem evoluído e apresentado cada vez mais valores incorporados ao modelo, representando na atualidade um dos mais aceitos e que apresenta os melhores resultados em relação ao envolvimento, à participação e ao comprometimento dos membros da organização em relação à estratégia em ação.
Com o propósito de facilitar a implementação do planejamento estratégico e, em especial, para aplicar a estratégia em toda a organização de forma descentralizada, equilibrada, organizada, alinhada e essencialmente dentro do processo participativo e motivado nas organizações de saúde, os autores, todos altamente especializados em planejamento e controle estratégico e BSC em saúde, resolveram elaborar esse livro com a seguinte composição:
Que Estratégia & Ação: BSC no contexto das organizações de saúde seja um referencial para todo gestor na busca da qualidade e da sustentabilidade que todos desejamos para o setor da Saúde brasileiro.