Falar sobre gestão pode parecer fácil, mas não é. No mercado atual, poucas pessoas escrevem sobre o tema como os autores Alessandro Paiva e Nayara Cardoso. Os autores do livro Gestão Estratégica e Ferramentas de Qualidade em Saúde levam até o leitor os mais variados conceitos e ferramentas sobre gestão, desmistificando alguns assuntos e dando uma visão atualizada sobre outros.
As organizações de saúde vêm passando por inúmeras transformações, especialmente a partir de 1988 com a implantação do Sistema Único de Saúde — SUS, trazendo novas propostas e experiências de mudanças para os modelos de gestão nos hospitais públicos e, consequentemente, nos hospitais privados brasileiros.
A organização hospitalar é um exemplo claro de organização multidisciplinar, sendo considerada como uma das mais complexas, seja por sua importância vital para a sociedade, seja pela riqueza e amplitude que a envolve. Essas características representam grandes desafios para os gestores, pois em um cenário com essas dimensões, torna-se cada vez mais necessária a formação de competências capazes de criar condições para suportar a competitividade dessas organizações, mantendo os patamares mais elevados de qualidade em seus processos, procedimentos e atendimento, fortalecendo seu compromisso com a sociedade. Esse desafio implica diretamente em aumentar o desempenho organizacional, promover a excelência no atendimento à população e obter vantagem competitiva de real valor.
A missão dessas organizações tem caráter amplo e profundo, com uma constante preocupação com um cenário em permanente mudança, iniciando pelo aumento crescente da competitividade, principalmente no que diz respeito aos aspectos políticos, legais, econômicos, sociais e tecnológicos.
Para poder acompanhar de forma efetiva o crescimento dos sistemas de saúde e o aumento da complexidade do atendimento, tem se tornado cada vez mais comum a utilização não somente de conhecimentos práticos e teóricos oriundos da área de administração, mas também de ferramentas e técnicas originárias do setor industrial como, por exemplo, a gestão estratégica e a gestão da qualidade.
Nesse contexto, torna-se necessário o entendimento da importância da profissionalização da gestão hospitalar a partir de diferentes práticas da administração, trazendo conceitos desde a escola clássica da administração e da gestão estratégica, passando pela gestão da qualidade, pela gestão do conhecimento e chegando à aprendizagem organizacional..