Os autores demarcam o campo de um autêntico constitucionalismo brasileiro. — LUIZ FELIPE DE ALENCASTRO
A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a publicação do livro “Teoria Constitucional Brasileira: 200 anos de disputas”, coordenado pelos eminentes juristas Rubens Glezer, Christian Lynch e Oscar Vilhena Vieira.
A obra defende o reconhecimento da uma teoria constitucional autenticamente brasileira, com mais de 200 anos de produções e embates teóricos intensos e sofisticados.
A partir de textos inéditos, a obra pretende provocar mudanças no modo como os constitucionalistas brasileiros mobilizam a história constitucional, superando a ideia de que o Brasil não tem um pensamento político original.
Nas palavras dos coordenadores, «a presente obra apresenta em cada capítulo uma síntese na longa duração de como foram pensados temas até hoje centrais do nosso pensamento constitucional: o federalismo, as relações entre os poderes, o papel político do judiciário, a administração pública e o sistema tributário. Os autores esperam que o livro sirva de pontapé inicial para uma renovação dos estudos constitucionais, ajudando-o a sair do dilema entre primado absoluto dos princípios ou do pragmatismo».