Este livro registra, de forma permanente, um panorama do ensino, da pesquisa e da prática profissional no campo da visualização de dados brasileiros sob a ótica do design nos últimos anos.
A produção no campo da visualização de dados se dá tanto no ensino e na pesquisa quanto no âmbito da prática profissional. Assim, para registrar um painel abrangente dessa produção recente, esta publicação foi organizada em duas seções. A primeira conta sete capítulos escritos por professores pesquisadores que falam e refletem sobre sua produção em sala de aula. Esses relatos atravessam os três pilares indissociáveis que são a base do conhecimento acadêmico — a graduação, a pós-graduação e a extensão— e reúnem um rico acervo de experiências que poderá ajudar no amadurecimento teórico-metodológico de uma área em expansão. A segunda seção da obra engloba uma entrevista e seis capítulos escritos por profissionais atuantes em diferentes contextos — do jornalismo à gestão empresarial, passando pelas artes — que compartilham suas experiências e práticas projetuais na concepção e no desenvolvimento de visualização de dados.
Esse panorama multifacetado, diverso e acessível tem a perspectiva de dar impulso à produção sobre visualização de dados desenvolvida no país, disseminando o campo dentro e fora da academia.
Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI)