Formação Continuada na Educação Infantil é resultado de uma pesquisa que intenta mapear o cenário de uma amostra brasileira da representação social de professores da Educação Infantil. Propõe a formação continuada como instrumento da constante articulação entre o velho e o novo, tanto em termos de práticas, reflexões, culturas e espaços, como de gêneros, gerações e estilos, que aparecem constantemente no cenário escolar.
As autoras, ao realizarem uma imersão na realidade de um centro municipal de Educação Infantil, aproximaram-se das vozes e movimentos dos seus atores, incluindo ainda seus desejos, dúvidas e expectativas. E por meio de um diálogo entre a realidade pesquisada e as representações simbólicas do papel do professor, em filmes, trazem propostas para ampliar e aprofundar os olhares, a cada dia, para as infâncias e crianças que se encontram aos cuidados dos educadores.
O objetivo principal da obra está em propor uma mudança na prática desse segmento da educação. Todo o estudo, tanto no campo do registro como da pesquisa, preocupou-se em favorecer a aproximação entre a teoria e a prática e a formação de professores pesquisadores da própria sala de aula. Formação essa que é um direito de quem cuida e educa seres humanos no espaço da escola, que visa a tomada de consciência e a transformação que perpassa desde a concepção desse espaço educativo até a relação com as diversas infâncias e as distintas crianças ali presentes.
A leitura deste livro convida o leitor a ser participante de cada questionamento e de cada reflexão aqui realizados.